PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 35005 > DIA DA SAÚDE SERVIçO DE SAúDE DA FAB TEM BANCO DE SANGUE NO RIO DE JANEIRO

DIA DA SAÚDE

Serviço de Saúde da FAB tem Banco de Sangue no Rio de Janeiro

Publicado: 2019-11-29 19:00:00
Saiba mais sobre o trabalho realizado no Banco de Sangue do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos

Você sabia que a Força Aérea Brasileira (FAB) tem um Banco de Sangue? Criado em 1990 e prestes a completar trinta anos, o Banco de Sangue do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) é responsável pelo fornecimento de hemocomponentes para os hospitais da FAB na área do Rio de Janeiro.

Atualmente, a demanda é de 370 doadores mensais e são desenvolvidas campanhas periódicas de doação de sangue, além da conscientização permanente nas Organizações Militares sobre a necessidade de doação voluntária de sangue, a fim de  manter  o atendimento ideal dos pacientes que carecem de transfusão de sangue para tratamento.

“Buscamos oferecer um serviço de qualidade, que busca os melhores, os mais modernos e os mais seguros métodos vinculados à medicina transfusional”, explica a Tenente Enfermeira Alessandra Carla dos Santos Cavalcante.

As doações são feitas nas dependências do Serviço de Hemoterapia e também fora do HAAF, em Organizações Militares previamente agendadas, aumentando o estímulo para doação sem perder em segurança e bem-estar  para o doador voluntário. “Todo o serviço é organizado de forma a bem atender ao doador de sangue, e, em última instância, ao paciente para quem o componente é dirigido”, diz a Tenente Alessandra.

“Toda a equipe de serviço, bem treinada e organizada, atua coordenadamente, visando o perfeito atendimento ao paciente a ser transfundido e ao doador voluntário”, completa a Enfermeira.

A doação

O doador, após identificado e cadastrado, passa pela triagem clínica e hematológica para avaliação de sua aptidão para doar sangue, e somente após essa etapa é liberado para a sala de coleta.

O sangue coletado é testado para as doenças mais importantes transmissíveis por transfusão, além de ser separado nos seus quatros componentes: Concentrado de Hemácias, Concentrado de Plaquetas, Plasma Fresco e Crioprecipitado, cada um com indicações clínicas precisas e distintas. Também é feita a Tipagem Sanguínea e Pesquisa de Anticorpos Irregulares, tudo visando a maior segurança possível na transfusão.

Além da doação de sangue total, o Banco de Sangue do HAAF dispõe de aparelhagem avançada com vistas à plaquetas de doador único, por método de aférese, com o intuito de atender com mais eficiência e menor risco os pacientes com doenças que cursam com a diminuição das plaquetas circulantes.

Doe Sangue

Os integrantes do Banco de Sangue dizem que, em geral, todos os grupos sanguíneos são necessários. Porém, devido à distribuição dentro da estimativa populacional, há demanda a ser captada de grupos específicos (confira na tabela).

Fotos: Wilhan Campos / CECOMSAER